Dicas para aproveitar as férias com as crianças

As férias escolares estão chegando e é o momento em que mães e pais “ficam loucos” pensando, inventando e procurando coisas para fazer com as crianças. Isso porque elas passam o ano todo na rotina de escola e atividades extra como esporte, curso de língua, aula de música etc e, com a chegada das férias todas as atividades são interrompidas.

Concordo plenamente que as crianças precisam das férias para descansar, “fazer nada” ou simplesmente, brincarem com o que querem. Por exemplo, aqui em casa Beatriz ama brincar com todas as bonecas, espalhar tudo pela sala, brincar com a cozinha que ela tem etc. Durante a correria das semanas isso muitas vezes não é possível, ela brinca sim, mas sempre com o horário de dormir ou sair já acordado.

2013.06.09 Bosque da Barra (31)

Para ajudar as famílias nesse momento de férias, fiz uma lista de sugestões de atividades para fazer com as crianças. São ideias que aqui em casa dão certo que coloco aqui como troca de experiência.

Eu indico fazer um “calendário” para tentar aproveitar as atividades e os dias que estão funcionando. Nada muito rígido (afinal estamos de férias), mas que você consiga adaptar no seu dia a dia.

Até porque, muitas vezes as crianças estão de férias e os pais não (como aqui em casa) e nesse caso, a adaptação da família precisa ser maior ainda para entreter os pequenos e continuar na rotina de trabalho dos pais.

 

Então vamos lá, o que fazer nas férias com as crianças?

  • Passeios pela cidade – aproveite para explorar e conhecer as atrações que têm. Muitas vezes, não frequentamos essas atrações durante as aulas e as férias trazem essa oportunidade. Além disso, alguns lugares fazem atividades específicas para as crianças durante o período de férias. Aqui no Rio de Janeiro, eu sugiro que as famílias visitem o Zoológico, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Forte de Copacabana, o Mirante do Leme, o Sítio Roberto Burle Marx e muitos outros. Antes de ir ao lugar, procure o dia e o horário de funcionamento.
  • Praias – o Brasil tem uma área de litoral enorme e lindíssima, então vamos aproveitar e usufruir (rsrsrs). Se você mora em uma cidade de litoral, tire uns dias das férias e vá com as crianças. Com certeza é um passeio que agrada toda família. Tenha cuidado com o sol, use protetor solar, fique exposto ao sol somente nos horários indicados e beba bastante líquido. Aqui no Rio de Janeiro, temos praias lindíssimas e eu indico as praias de Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon na Zona Sul e as praias de Grumari, Reserva, Pepê e Prainha na Zona Oeste. Se tiver tempo vá as praias de Camboinhas e Itacoatiara em Niterói que são muito lindas
  • Museus – As grandes cidades têm sempre museus interessantes e interativos para as crianças e é momento de juntar passeio com cultura. Normalmente, os museus fazem atividades direcionadas para as crianças no período de férias. Pesquise os museus interessantes da sua cidade e leve os pequenos, eles vão se divertir. No Rio de Janeiro, eu indico visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), Museu Aeroespacial, Museu da CBF, Museus Histórico do Exército (Forte de Copacabana), Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu da República. Veja mais informações no site Museus do Rio. Leia sobre nossa visita ao Museu da Seleção Brasileira.  Leia sobre nossa visita ao Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro.

 

  • Piqueniques – As férias de verão são propensas para deliciosos piqueniques, isso porque o tempo está mais firme e os dias mais longos (em lugares que têm horário de verão como aqui no Rio de Janeiro). Pesquise e aproveite os lugares abertos para fazer um piquenique bem legal com as crianças. Envolva-as na programação e preparação das comidinhas. Leia mais nosso 6 lugares para fazer piqueniques no Rio de Janeiro. Leia também nossas Dicas para fazer trilhas com crianças.

 

  • Shoppings – A maioria das cidades possui pelo menos um shopping que vira uma atração nas férias. Normalmente, os shoppings investem em atrações para as crianças e programações específicas. Pesquise e leva os pequenos para participarem das atividades. Leia mais sobre as atividades que já participamos no Barra World Shopping.  No Rio de Janeiro veja as programações do Norte Shopping, Madureira Shopping, Barra Shopping, Via Parque Shopping, Barra World Shopping e muitos outros.

IMG-20150108-WA0005

 

  • Brincadeiras infantis – Férias combinam com brincadeiras infantis! Aproveite esse período para explorar as brincadeiras individuais e em grupo. Faça brincadeiras de pique, com bola, de correr e muito mais. Veja nesse post algumas dicas de Brincadeiras da minha infância que ensino para minha filha.

20140215_161501

  • Jogos educativos – Além de brincadeiras infantis, os jogos educativos e de tabuleiro são ótimos para divertir e ensinar. Aqui em casa amamos jogos e Beatriz desde de pequena de diverte muito com jogos da memória, dominó, baralho, quebra-cabeça, jogo de adivinhação e muito mais. Leia nossas dicas de jogos educativos aqui, aqui e aqui.

 

  • Cozinha experimental – As crianças amam mexer na cozinha! E o período de férias é ótimo para essas experiências gastronômicas. Chame os pequenos para preparar uns lanchinhos bem divertidos. Você pode fazer biscoitinhos, gelatina colorida, mini sanduíches, sucos, vitaminas e muito mais. Na internet tem várias receitas fáceis e práticas para fazer com crianças.

IMG-20141118-WA0003

 

Aproveite bem as férias! Sei que é um período cansativos para os pais (sofro desse mal também rsrsrs), mas é uma boa oportunidade de ficar mais tempo com as crianças e estimular atividades saudáveis e criativas.

Lembre-se que as crianças de hoje vão formar a sociedade de amanhã. E educação, criatividade, valores, habilidades são as melhores coisas que podemos incentivar em nossos filhos.

Curta cada instante, porque o tempo passa rápido demais e as crianças têm uma energia incrível.

Abraços e até a próxima!

férias com crianças

Outros blogs amigos também têm dicas imperdíveis para férias:

Um grupo de blogueiras uniu-se com o objetivo de compartilhar suas experiências, informações, dicas e muito mais para enriquecer as possibilidades para esta época do ano. Confira todas as dicas!

:: Asas pra que te quero, Carla Araújo – Passo a passo para planejar a própria viagem

:: Carregando Malinhas, Aline Figueiredo – Férias na estrada: dicas para road trip com crianças

:: Comendo Chucrute e Salsicha, Poliana Fabiula Cardozo – Eletrônicos para Curtir as Férias

:: Criando Filhos pelo Mundo e para o Mundo, Liliane Arend – 10 Regrinhas de Etiqueta para se usar na Imigração

:: Desempilhados, Tati Rosa Domingues – Férias com os amigos animais

:: E aí, Férias! Camila Faria – Férias chegando! Dicas para evitar perrengue na sua viagem

:: Maria Aqui e Ali, Renata Salas Collazo – Colônia de Férias (Summer Camps)

:: Nat’s Corner, Nathalia Depolo – Essenciais de Férias: 10 Coisas Que Não Ficam de Fora da Minha Mala

:: Passeiorama, Guaciara Rhein – 4 dicas de passeio em São Paulo – temporada de férias

:: Quebrei a Bussola, Julia Igreja – Dicas para economizar nas férias!

:: Viajante em Tempo Integral, Érica França – 5 dicas para curtir as férias com as crianças 

 

 

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

25 thoughts on “Dicas para aproveitar as férias com as crianças

  1. Já vou programar duas destas para esta semana mesmo: piquenique e cozinha. Adorei as dicas. Beijo, Tati

    1. malasemalinhas disse:

      Que delícia Tati. Depois posta fotos pra gente acompanhar. bjs

  2. Poliana disse:

    As fotos estão uma fofura. que beleza!

    1. malasemalinhas disse:

      Obrigada pelo carinho Poliana. bjs

  3. Camila Faria disse:

    Aqui mal e mal estamos indo pra shopping, mas as férias estão apenas começando!! O ruim é que no nosso tempo a gente brincava na rua… e isso não rola hoje em dia… =((

    1. malasemalinhas disse:

      Isso é verdade Camila, as crianças ficam presam demais né. Por isso precisamos criar e recriar rsrsrs. bjs

  4. HaHaHa… Tenho uma amiga que levanta as mãos pro céus quando os filhos retornam às aulas ou quando o final de semana acaba. Mas acho que tem que ser assim, aproveitando o tempo livre dos pequenos para introduzi-los em passeios e atividades que os interessem ou que possam ser curtidas em família. Ótimas dicas!

    1. malasemalinhas disse:

      Nathália, criança tem uma energia impressionante! E precisamos ter criatividade para prender a atenção delas. bjs

  5. Bárbara, hoje essa é a temática aqui em casa! E eu AMEI suas dicas! Vou sentar com as crianças e fazer uma programação!

    1. malasemalinhas disse:

      Aline, férias é tempo de inventar moda né rsrsrs. bjs

  6. Liliane Arend disse:

    Ainda bem que aqui nesta época é apenas uma pausa entre Natal e Ano Novo …. depois vou olhar com calma suas dicas das brincadeiras que vc brincava e ensina em casa.
    beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    1. malasemalinhas disse:

      Tem tanta brincadeira boa né Liliane, Beatriz adora essas brincadeiras que tem muita criança hoje em dia que nem conhece. bjs

  7. Excelente post. A Carol ama ir pra cozinha e as férias são uma ótima oportunidade para isso!

    1. malasemalinhas disse:

      Érica aqui em casa a cozinha experimental é sempre um sucesso também. Nas férias temos mais tempo para isso né. bjs

  8. recollazo disse:

    Barbara adorei, principalmente a dica da cozinha experimental… e praia? amo muito, e um programa tao divertido!!!Post super informativo e cheio de ideias legais!!!

    1. malasemalinhas disse:

      Obrigada pelo carinho. Férias é tempo de inventar e ter muita criatividade rsrsrs bjs

  9. Julia Igreja disse:

    Nossa, sou muito fã de atividades na cozinha com crianças. Uma bem fácil e divertida é oficina de cupcake ou biscoitinhos decorados. E piqueniques, são lindos, um amor e ainda vão render fotos lindas :) Adorei as dcas! Não tenho pequenos, mas estão anotadas para dividir com as amigas hehe

    1. malasemalinhas disse:

      Precisamos ter muita criatividade nas férias e cozinha experimental é sempre um sucesso. Anote aí para fazer quando tiver seus pequenos. bjs

  10. Eu não tenho filhos, mas imagino que se tivesse eu certamente aproveitaria as férias para passear muito e aqui no RJ existem tantas opções. Lugares que eu mesma não vou faz séculos!

    1. malasemalinhas disse:

      Quando a gente tem filhos tem que criar e recriar brincadeiras nas férias porque as crianças têm energia de sobra kkkk.bjs

  11. Talita disse:

    Adorei as dicas, principalmente a sobre os museus (estou guardando inclusive para passear no Rio quando estiver por aí sem crianças rs)

    1. malasemalinhas disse:

      Que legal Talita! Quando estiver por aqui avise para passearmos juntas. bjs

Deixe um comentário!