AQUARIO DO RIO

AquaRio – o aquário marinho do Rio de Janeiro

Brasil, Rio de Janeiro, RJ , 2 Comments

Olá famílias viajantes,

Nós amamos o Rio de Janeiro, mesmo toda essa violência que estamos vivendo, e turistar pela cidade é um imenso prazer. Por aqui, há lugares de todos os jeitos para visitar e um que amamos conhecer foi o AquaRio. Nós acompanhamos a construção do aquário do Rio e esperamos um pouco passar a “febre” de visitação para conhecermos com calma e tranquilidade.

Então, estivemos por lá em dezembro e vou contar um pouco sobre o local e como fazer sua visitação com tranquilidade e diversão para toda família.

O AquaRio, ou seja o Aquário do Rio de Janeiro está localizado no bairro Gambôa, no Porto Maravilha e faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária. É um local de iniciativa privada, moderno e com foco na educação ambiental e desenvolvimento de pesquisas. Possui estacionamento privado e estrutura de apoio de acessibilidade.

AQUARIO DO RIO

.

O local possui 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água (tem noção de quanto é isso ohhh) e assim ganhou o título de maior aquário marinho da América do Sul. Possui mais de 8 mil animais de 350 espécies diferentes com tanques menores e outros grandiosos (como no caso dos tubarões).

O AquaRio possui tanques com animais marinhos diversos como peixes, raias, tubarões, moreias, águas vivas etc e três tanques de toque onde o público pode interagir com os animais expostos.

.

AQUARIO DO RIO
Entrada do AquaRio onde em frente tem uma parede grafitada sobre o fundo do mar

.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Exposições Temporárias – espaço aberto para receber exposições de projetos ambientais, trazendo informações sobre o trabalho que é desenvolvido por eles. Durante a nossa visita, tinham exposições do Projeto Tamar, Instituto Boto Cinza e Baleia Jubarte.

Aquário do Rio (14)-001
Projeto Baleia Jubarte

.

AQUARIO DO RIO
Projeto Tamar

.

.

Museu de Ciência – a ciência está também presente no AquaRio através da Estação do Plâncton que é um local destinado para observação de seres microscópicos que vivem no mar. Há sempre um instrutor passando informações e ajudando o visitante na atividade. Além disso, tem a Exposição de Conchas onde o visitante pode observar diversos tipos de conchas dos mais variados tamanhos, cores, formas e funções. Muito legal!

AQUARIO DO RIO

.

AQUARIO DO RIO
Exposição de Conchas

.

AQUARIO DO RIO
Exposição de Conchas

.

.

Museu do Surf – Espaço dedicado ao surf e ao principal surfista carioca Rico de Souza. O acervo conta com pranchas, fotos históricas e muitas informações sobre o esporte. Mostra a evolução das pranchas, fatos da história do surf brasileiro e mundial e tem a maior prancha do mundo que entrou para o Guinness Book.

Aquário do Rio (116)
Museu do Surf by Rico

.

AQUARIO DO RIO
Maior prancha do mundo registrada no Guinness Book

.

.

Recintos – Em todo aquário há 28 recintos que retratam diversos ecossistemas marinhos em que os visitantes podem observar ambientes recifais com peixes e corais de diferentes cores e formas. Nos recintos, o visitante pode encontrar peixes, invertebrados, raias, tubarões, moreias, águas vivas e muito mais.

AQUARIO DO RIO
Recinto das águas vivas

.

AQUARIO DO RIO
Peixes e corais (o mundo colorido do fundo do mar)

.

Beatriz e Lucas encantados com os peixes
Beatriz e Lucas encantados com os peixes

.

AQUARIO DO RIO
Explicação sobre cada espécie dos recintos

.

No tanque de toque, os visitantes podem tocar em tubarões, raias e vários invertebrados. Verifique na entrada se a atividade de toque está funcionando e qual o horário.

AQUARIO DO RIO
Tanque de toque (infelizmente não estava funcionando quando fomos)

.

O local mais esperado para a visitação é famoso túnel em que você passa “por dentro” do recinto dos tubarões e pode visualizar os animais marinhos de diversos ângulos. A disputa por uma foto é grande e o local é realmente encantador.

AQUARIO DO RIO
Foto clássica no túnel dos tubarões

.

AQUARIO DO RIO
Tentando encaixar o tubarão na nossa foto rsrs

.

AQUARIO DO RIO
Todos encantados com os tubarões

.

.

ESTRUTURA DE APOIO

Além de toda grandiosidade dos animais do AquaRio, o aquário disponibiliza estrutura com cafeteria, sanitários, estacionamento privativo, loja com diversos produtos, quiosques de alimentação. Tudo para o visitante fazer seu tour com praticidade e tranquilidade.

AQUARIO DO RIO
Cafeteria

.

AQUARIO DO RIO
Loja com diversos produtos

.

.

ATIVIDADES ADICIONAIS

Dormindo no Aquário – Você pode dormir no aquário com atividades direcionadas de aprendizado e brincadeira. Para informações 3613-0700. Atividade cobrada adicional ao ingresso.

Mergulho do Tanque Oceano – Imagine você mergulhar no tanque junto com os temidos tubarões!!! Eu nem quero imaginar porque não tenho essa coragem, mas para os corajosos de plantão isso é possível. É mais uma das atrações do AquaRio e tenha informações através do telefone 3613-0700. Atividade cobrada adicional ao ingresso.

AQUARIO DO RIO
Já imaginou mergulhar com os tubarões???

.

Peixe Virtual – Os visitantes têm oportunidade de criar seu amigo virtual no início do passeio e interagir com ele ao longo do circuito. Você pode escolher as espécies, cores e tamanhos, além de um nome para o seu novo amigo. Atividade cobrada adicional ao ingresso.

Sessão Azul – Parceria do AquaRio com a CapaciTEAustimo que oferece o projeto Sessão Azul em algumas datas específicas ao longo do ano. Assim, as pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias podem se sentir mais confortáveis durante o passeio pelo aquário. Muito legal esse projeto! Fique de olho nas redes sociais do AquaRio para saber as datas. Mais informações sobre a Sessão Azul no site oficial www.sessaoazul.com.br

Visita aos Bastidores – Visita agendada para conhecer os bastidores do aquário como equipamentos que tratam a água dos recintos, o trabalho dos biólogos e algumas curiosidades do cotidiano do AquaRio. Informações: 4063-3003

.

AQUARIO DO RIO
Meu surfista :-)

.

.

Amamos conhecer o AquaRio e é um passeio que recomendamos para todas as pessoas que são ou estão no Rio de Janeiro. Imperdível! Abaixo algumas informações úteis para facilitar sua visitação.

.

Informações Úteis

Endereço: Praça Muhammad Ali, Gambôa – Rio de Janeiro (acesso pelo VLT)

Horário: Todos os dias das 10h às 18h (última entrada até 17h)

Ingresso: Vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado. Compre através do site oficial, observe se há promoções nas redes sociais do AquaRio e se o passaporte anual vale à pena para você

Site oficial: AquaRio

 

 

Beijos e até a próxima aventura!

 

*Agradecemos ao AquaRio o convite para conhecermos o local. Mantendo a transparência na informação, esse post expressa única e exclusivamente minha opinião sobre o local.

 

 

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rentcars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto 2017AFL) – válido até 31/12/2017

Se você quer comprar seu chip de celular, utilize EasySim4U (use MALASEMALINHAS para frete grátis)

 

2 thoughts on “AquaRio – o aquário marinho do Rio de Janeiro

Deixe um comentário!