21730044_1462653687158448_847041131_o

Borboletário Flores que Voam – Campos do Jordão

Campos do Jordão, sp, Sudeste , , 7 Comments

Campos do Jordão é uma cidade do interior de São Paulo, localizada a 167 quilômetros da capital, por isso é um excelente destino para fugidinhas dos paulistas e paulistanos. Para quem mora no Rio de Janeiro, embora seja mais distante (cerca de 420 quilômetros), é destino certo para quem quer um friozinho, boa gastronomia e passeios para toda família.

Já estivemos em Campos do Jordão diversas vezes, mas depois dos filhos fomos duas vezes, sendo as duas durante o Carnaval. Dica: é um ótimo destino para esse período que tem uns dias de folga (dá para percorrer a distância tranquilamente) e fugir do agito.

Na nossa última visita à cidade, fomos conhecer o Borboletário Flores que Voam e gostamos muito. Vou aproveitar para relatar nossa experiência para vocês.

Borboletário Flores que Voam (68)

.

O Borboletário Flores que Voam está localizado em uma área de preservação ambiental e tem três finalidades: o turismo ecológico, a educação ambiental e a pesquisa.  O local está localizado a 10 quilômetros do Horto Florestal e pode ser uma boa pedida essa visita casada unindo os dois lugares.

Foi inaugurado em 2007 e tem um viveiro de, aproximadamente, 500 metros quadrados com várias espécies de borboletas. Dependendo da presença do sol, aa borboletas ficam mais quietas e de asas recolhidas ou voando e bem ativas.

A visita começa com um filme educativo de 12 minutos e depois o visitante é encaminhado para o viveiro.

.

Borboletário Flores que Voam (93)

.

Na nossa visita em fevereiro de 2017, o Borboletário Flores que Voam tinha 8 espécies de borboletas, porém eles trabalham com até 32 espécies durante o ano.

No viveiro, o visitante tem contato direto com a natureza e pode observar e tocar nas borboletas.  Há também algumas lagartas e ovos de borboletas. A visita ao Borboletário Flores que Voam foi guiada e durante a vivência vimos muitas borboletas, observamos ovos nas folhas das árvores e até conseguimos que as borboletas pousassem em nós. As crianças amaram!

.

Borboletário Flores que Voam (70)

.

Borboletário Flores que Voam (41)

.

Borboletário Flores que Voam (102)

.

.

Para saber mais

As borboletas são insetos pertencentes a ordem Lepidóptera (do grego “asas com escamas”) que incluem também as mariposas. As borboletas são predominantemente diurnas, e se alimentam de néctar e frutas em decomposição (Brown Jr. & Freitas, 1999). A maioria das espécies de borboletas possui asas com cores vivas e são fáceis de se identificar no campo (Otero, 1971).

Os insetos compreendem mais da metade dos animais existentes no planeta, com cerca de 715.000 espécies. Levando-se em conta o número elevado de espécies, os insetos ainda são muito pouco usados como “Bandeiras”, na preservação e conservação de áreas naturais.

.

Borboletário Flores que Voam (86)

.

21730044_1462653687158448_847041131_o

.

.

As borboletas atravessam  quatro  fases de transformação: o ovo, a lagarta, a pupa e, finalmente, o imago, que é a borboleta adulta.

Oviposição – A fêmea  fecundada  procura  a  planta  hospedeira  para  fazer a oviposição, isto é botar os seus ovos. O  ovo   é   uma  estrutura  rígida  que  resiste  a  variações  ambientais  e  possíveis  ataques   de predadores.

Lagarta – Em  condições  ambientais satisfatórias, os ovos eclodem em média em 12 dias, dando origem às larvas. Para  evitar  os  predadores,  elas  permanecem  imóveis  durante  o  dia,  para  se camuflarem e mimetizarem com o ambiente, outras possuem espinhos ou pelos urticantes.

Pupa – As  lagartas  trocam  de  pele, ou  casca, de quatro a oito vezes. Depois de várias transformações, elas se imobilizam e, trocando  de  pele  mais  uma vez, fixam-se de cabeça para baixo num tufo de  seda  com  cola.  Transformam-se,  assim, em pupas. As lagartas, ao se empuparem, soltam a casca que as recobrem.

Imago – Em  alguns  dias,  as  borboletas nascem rompendo a camada da pupa. Durante o seu vôo inicial, elas se desfazem  dos  excrementos  acumulados  no intestino. Na maioria das vezes, o macho já esta a espera para o acasalamento. A vida  das  borboletas  é  muito curta.  Em média, elas vivem duas semanas,  excepcionalmente podem viver por um ano.

.

21729785_1462653910491759_415516891_o

Borboletário Flores que Voam (1)

.

Borboletário Flores que Voam (112)

.

Borboletário Flores que Voam (59)

.

.

É um passeio para toda família, em especial as crianças que ficam encantadas com as borboletas voando e chegando bem perto.

 

 

 

Informações úteis:

Site oficial: Borboletário Flores que Voam

Endereço: Av. Pedro Paulo nº. 7997 – casa 01, Km 10 do caminho do Horto Florestal

Horário: Quarta a domingo, feriados e todos os dias de julho, das 10:00h às 15:00h.

Valor: R$ 30,00 adulto crianças até 7 anos não pagam / meia entrada e idosos 15.00 (valor em fevereiro de 2017)

E você já visitou o Borboletário Flores que Voam? Deixe sua experiência na área dos comentários que será um prazer ler.

Para acompanhar todas as nossas fotos nas redes sociais use a hashtag #MmemCamposdoJordao e aproveite para seguir nosso Instagram @malasemalinhas

Beijos e até a próxima!

.

21745171_1462653643825119_1418364182_o

.

 

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

 

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

 

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rent cars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto 2017AFL) – válido até 31/12/2017

Se você quer comprar seu chip de celular, utilize EasySim4U (use MALASEMALINHAS para frete grátis)

7 thoughts on “Borboletário Flores que Voam – Campos do Jordão

Deixe um comentário!