como-conciliar-viagens-e-escola

Como conciliar viagens e escola?

Blogagem Coletiva, Brasil, De Mãe para mãe , , , 11 Comments

Que todo mundo já sabe que nós adoramos viajar, já sabem! E que a maioria das viagens com mais dias sempre tentei conciliar em meses de baixa temporada porque assim as viagens ficam mais baratas e mais tranquilas devido a ter menos pessoas nos lugares visitados. Mas o assunto de hoje é: como conciliar viagens e escola?

como-conciliar-viagens-e-escola

Inclusive no post 10 segredos para economizar e viajar mais, a primeira dica é justamente viajar em baixa temporada. Aqui em casa elegemos os meses de abril/maio e setembro para embarcar nas nossas viagens de maior duração justamente porque é baixa temporada (o que significa gastar $$$ menos e passeios mais tranquilos) e por nesses meses a temperatura é bem agradável para viajar na maior parte dos destinos que buscamos.

Ok, até agora tem dado certo. Beatriz está no Pré I e, embora eu saiba todos os benefícios da Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, não há um conteúdo a perder e ter que recuperar no retorno da viagem. Então, sempre pensei que o aprendizado da viagem (cultural, social, emocional, linguístico) valia a pena como parte da formação infantil.

Conhecendo a história do nosso país em Ouro Preto
Conhecendo a história do nosso país em Ouro Preto

Leia aqui o post sobre O que minha filha aprendeu viajando para ver os diversos benefícios de viajar com crianças.

Nossa grande dificuldade até então, era o retorno às aulas que sempre foi complicado por conta da readaptação. Eu até entendia nos retornos porque ela não queria voltar para a escola, afinal eu também preferia ficar viajando do que voltar ao trabalho. Mas a vida real é diferente da expectativa né! Aí eu sempre expliquei para ela que ela precisava ir para a escola e nós para o trabalho para ganhar dinheiro e viajarmos novamente (tentando ser racional e já pensando no próximo feriado).

Programe sua viagem e busque aqui sua hospedagem

Esse ano, por exemplo, depois de 10 dias viajando por Orlando e passando o aniversário de 5 anos dela na Disney, no retorno Beatriz chorou por vários dias não querendo ir para a escola. Embora ela goste da escola e tenha sentido falta dos amigos e professores durante a viagem, voltar para a realidade não foi fácil (para nós também não!) e a readaptação foi bem complicada.

Mas minha preocupação ainda está por vir porque a partir do próximo ano ela estará no Pré II e já iniciando o processo de alfabetização. Mesmo que, por escolha nossa, a escola dela não seja totalmente tradicional e focada no conteúdo programático, em cada dia fora da escola ela perde as atividades trabalhadas e a fluência na língua (por causa das horas de inglês).

O que vou fazer? Ainda não sei! Vamos tirar parte das férias agora em dezembro/janeiro e a outra parte está agendada para setembro. Vou tentar seguir essa programação e aproveitar os feriados de 2017 para dar umas esticadinhas. Vai ser a primeira vez que ela faltará aulas no período letivo já tendo conteúdo direcionado para alfabetização. Vou avaliar e depois volto para contar como foi a experiência.

Vamos buscar nossa estratégia para conciliar viagens e escola
Vamos buscar nossa estratégia para conciliar viagens e escola

Acredito que a experiência de cada ano nos fará programar para o próximo ano. Viajar é sim um momento de aprendizado para as crianças, mas não podemos esquecer da vida real e das responsabilidades do aprendizado formal.

Veja todas as postagens sobre esse tema na #ViagenseEscola

E aí, como tem conciliado a vida de viajante e escola? Conte para gente sua experiência porque com certeza vai me ajudar.

 

 

Leia também nossa participação em outras blogagens coletivas:

– 5 melhores destinos em família

– Descobrindo o Brasil: nossas 5 melhores viagens

– 6 lugares para fazer piquenique no Rio de Janeiro

– Dicas para aproveitar as férias com crianças

 

14520594_1141593865876096_1135795118146517316_n-2

Esse tema fez parte da Blogagem Coletiva (onde vários blogs escrevem sobre o mesmo tema) de outros blogueiros de viagens com filhos que contaram suas experiências. Para os outros posts participantes, clique nos links abaixo.

 

 

 

Beijos e até a próxima

 

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

 

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto AFILI2016) – válido até 31/12/2016

11 thoughts on “Como conciliar viagens e escola?

Deixe um comentário!