Caixa-Encaixa-cc4329ad29

Dica de mãe para mãe: Jogos educativos

De Mãe para mãe , , 3 Comments

Na época que as crianças só gostam de brincar com celular, tablets e Ipads, venho com um post sobre dicas de Jogos Educativos onde as famílias podem se reunir para brincar e incentivar esse contato físico e emocional com as crianças. O jogo educativo é uma excelente estratégia de entreter as crianças, trabalhar respeito às regras, o perder e o ganhar, além de ampliar os elos afetivos na família e entre os amigos.

 Então, selecionei dez jogos que gosto muito. Alguns minha filha já teve, outros ainda tem e outros eu uso no meu trabalho. Vou tentar listar sempre a faixa etária indicada e o objetivo do jogo.


1- Caixa Encaixa (Estrela)
A criança explora as formas e as cores, encaixando as peças no lugar certo, abrindo ou fechando as portas com o uso das chaves.
Ideal para crianças acima de 12 meses

2 – Meu Primeiro Puzzle (Grow)
Minha filha gosta de quebra-cabeça desde pequena e esse foi um dos primeiros que ela ganhou. Ele é bem interessante porque o nível de dificuldade vai aumentando, pois tem quebra-cabeça de duas, três, quatro e cinco peças.
Ideal para crianças de 2 a 4 anos.





3 – Jogo da Memória (Brincadeira de Criança)

Minha filha adora jogos da memória e já teve vários. Vou sempre mudando o que está na estante para não perder o interesse. Quando ela era bem pequena ensinei com poucos pares e com as peças para cima, só com o objetivo de achar a figura igual (fazer pareamento). Depois, ela foi aprendendo as regras e hoje joga com as peças para baixo e respeita a vez do outro.
Ideal para crianças acima de 3 anos. Pode fazer com menos pares com crianças menores.
4 – Resposta  Mágica (Grow)
Esse jogo estimula o raciocínio lógico, pois a criança precisa observar a figura e relacioná-la às outras. É um jogo de associações. Quando a resposta estiver certa, o bonequinho mostra uma carinha feliz, se a resposta estiver errada o bonequinho fica com a carinha triste. Os temas trabalhados são cores, formas, animais, quantidades, figuras geométricas e outros.
Ideal para crianças acima de 4 anos.

5 – Lince Alfabeto Turma da Mônica (Grow)
Esse é um dos meus jogos preferidos para desenvolver a observação visual, atenção, agilidade, memória. A criança precisa achar no tabuleiro a figura que recebeu, antes que os outros achem.
Ideal para crianças acima de 5 anos, mas a Beatriz já brinca e gosta bastante.

6 – Pula Pirata (Estrela)

Esse jogo eu jogava quando era criança (rsrsrsrs) e as crianças até hoje gostam. Cada participante introduz uma espadinha no barril com cuidado, porque quem espetar o pirata e fizer ele pular perde o jogo. É muito divertido!

Ideal para crianças acima de 5 anos. Beatriz também já brinca e gosta muito.



7 – Lig 4 (Estrela)

Esse jogo já teve várias edições e agora está com uma novinha. Cada jogador escolhe uma cor de fichas e joga cada um de uma vez. O objetivo do jogo é enfileirar quatro fichas da mesma cor, podendo ser na horizontal, vertical ou diagonal. Quem conseguir primeiro ganha.
Esse jogo explora a atenção e o raciocínio lógico das crianças.

Ideal para crianças acima de 5 anos.

 
8 – Bingo (Nig Brinquedos)

Esse jogo é bem antigo e crianças de todas as idades gostam dele (adultos também rsrsrs). Uma pessoa vai sortear uma pedra de cada vez e os jogadores vão marcar na cartela. Pode ser horizontal, vertical, diagonal e cartela cheia, o importante é combinar as regras primeiro. Quem completar primeiro, ganha.

Ideal para crianças acima de 5 anos.

9 – Pizza Maluca (Grow)

Esse jogo é uma simulação de pizza onde o objetivo é completar a fatia com os ingredientes. Mas o jogador precisa tomar cuidado, pois pode perder todos os ingredientes ou ter que dar para o outro jogador. É bem divertido!

Ideal para crianças acima de 6 anos.

10 – Improviso Total (Nig Brinquedos)

Esse jogo de improviso e criatividade. Cada cartinha tem divertidas encenações que o jogador precisa improvisar. Uma pessoa que será o mediador do jogo, vai marcar o tempo e cada equipe precisa criar a cena e ganhar mais pontos. As provas podem ser: cenas malucas, muda tudo, pergunta aí, papo ABC e amigo secreto. É pura diversão para a garotada!

Ideal para crianças acima de 10 anos.

 
 
 
Com esse post de jogos educativos quis mostrar que temos muita coisa para brincar com nossas crianças e que o uso dos eletrônicos é uma ferramenta de entreterimento, mas não pode ser a única.
Abraços e até a próxima!
* Esse blog não tem parceria com as lojas e marcas acima citadas. Este post é uma indicação para troca de experiências entre as mães. A maioria do jogo eu tenho em casa ou no trabalho.
 
* As imagens utilizadas nesse post foram retiradas dos sites dos fabricantes ou de lojas que vendem jogos infantis.
 
Para pesquisar mais sobre jogos infantis, acesse os sites Fisher Price, Estrela, Grow, Brincadeira de Criança, Nig Brinquedos.
 
 

Leia também:

* Dica de mãe para mãe: Site SmartKids

* Kit Comandante Kid Tam
* Livro para colorir e levar nas viagens
———————————————————————————————————
Siga nosso blog Malas & malinhas
Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas
Siga nosso Instagram @malasemalinhas
———————————————————————————
ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI
———————————————————————————
O blog Malas & malinhas está com novas parcerias. Você pode organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda a manter nosso blog.
Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking
Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars
Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para desconto SUPERPROM)

3 thoughts on “Dica de mãe para mãe: Jogos educativos

Deixe um comentário!