Curitiba (515)

10 passeios que você TEM que fazer em Curitiba

Brasil, Curitiba, Paraná, Sul , , , , , , , 19 Comments

Curitiba é a capital do estado do Paraná e é conhecida por sua avaliação de excelente em qualidade de vida. A cidade recebeu influências de colonização alemã, polonesa, ucraniana e italiana e, em algumas partes da cidade, isso é observado em restaurantes típicos e bairros mais tradicionais como Santa Felicidade.

O acesso à cidade pode ser feito por via aérea através do Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena ou por via terrestre através da BR 116 – Régis Bittencourt (a rodovia é duplicada e cheia de pedágios). Em 2013, fomos de avião em uma viagem dobradinha Curitiba-Foz do Iguaçu. Dessa vez, 2015/2016 fomos de carro e a estrada estava boa. Vale ressaltar que o trajeto Rio de Janeiro – Curitiba é cheio de pedágios.

Curitiba (515)

Faça sua reserva para visitar Curitiba através desse link do Booking.

Estivemos em Curitiba duas vezes com nossa “malinha”, a primeira ela tinha 1 ano e 5 meses e pela segunda vez, Beatriz com 4 anos e 8 meses. Das duas vezes conseguimos aproveitar bastante os dias e passear pela cidade, por isso listei os dez passeios imperdíveis para fazer em Curitiba.

#1 – Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba é o cartão-postal da cidade e um dos principais pontos turísticos. Ele é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter e encanta a todos os visitantes com os jardins “desenhados” geometricamente, as esculturas e as trilhas. Abriga também o Museu Botânico com mais de 400 mil espécies. O Jardim Botânico é um ótimo cenário para as fotos.

Entrada: Gratuita

Dica: Dependendo da localização do seu hotel, é melhor pegar o ônibus de linha normal para ir e não gastar o ticket do ônibus turístico.

Curitiba (529)

 

Curitiba (455)

 

#2 – Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, conhecido também como “Museu do Olho” foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O espaço abriga exposições de obras contemporâneas e algumas mostras temporárias. A visita à Torre do Olho é o grande atrativo do museu. Não tem como ir à Curitiba e não visitar o MON.

Entrada: R$ 9,00 (meia entrada R$ 4,50) – Domingo entrada gratuita de 10h às 15h

Dica: Não gaste seu ticket do ônibus de turismo para conhecer o museu, use o ônibus de linha normal. Aproveite e vá conhecer o Bosque Papa João Paulo II que fica bem pertinho e dá para ir caminhando.

Curitiba (625)

 

Curitiba (687)

 

#3 – Ópera de Arame

A Ópera de Arame é um local com estrutura metálica com paredes transparentes que foi construído sobre um lago. O local é palco de várias atrações culturais de música, teatro e concertos abrigando até 1.600 pessoas. Mesmo que não tenha espetáculo, vale a pena conhecer pois é um local lindo e encantador.

Entrada: Gratuita

Dica: Tente visitar a Ópera de Arame no horário de almoço, pois próximo tem um restaurante com comida bem gostosa e caseira.

Curitiba (753)

Curitiba (748)

#4 – Parque Tanguá

O Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e é um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Encanta os visitantes com natureza exuberante em 235 mil m² localizado em um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque possui cascata, lagos, mirante, um túnel artificial, ciclovia, pista de cooper, lanchonete e sanitários.

Entrada: Gratuita

Dica: Lugar ideal para ver o pôr do sol. Se tiver animado para caminhada, dá para descer até a Ópera de Arame.

Curitiba (601)

Curitiba (618)

#5 – Museu do Automóvel

O Museu do Automóvel está localizado em frente ao Parque Barigui e pode ser visitado em uma dobradinha como o parque. O museu foi fundado em 1976 tem um acervo de 150 veículos sendo estes alternados em 70 vagas existentes no local.

Entrada: Valores e informações no site oficial.

Dica: Visitar o Museu do Automóvel junto com um passeio no Parque Barigui

Curitiba (103)

 

Curitiba (183)

 

#6 – Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz

A Catedral Metropolitana de Curitiba teve sua primeira construção em 1721, foi demolida e construída novamente como está hoje em 1893. A catedral possui estilo neogótico ou gótico romano e em 2012 foi finalizada uma detalhada restauração. Os detalhes do teto, as pinturas, os vitrais e a imagem do Papa João Paulo II são pontos importantes de visitação interna da catedral.

Entrada: Gratuita

Dica: Respeite o local, use roupas adequadas, respeite o silêncio de local de oração.

Curitiba (2)

 

Curitiba (21)

 

 

#7 – Torre Panorâmica

A Torre Panorâmica é o mirante e o ponto mais alto de Curitiba com 110 metros de altura e permite que o visitante tenha uma visão 360 graus da cidade.

Entrada: Valores e informações no site da Prefeitura de Curitiba.

Dica: Durante a visita você pode conhecer também, o Museu do Telefone.

Curitiba (213)

Curitiba (215)

#8 – Bairro Santa Felicidade

O bairro Santa Felicidade é formado por imigrantes italianos e essa influência está na arquitetura, gastronomia e história do bairro. Há vários restaurantes de comida típica italiana, lojas de chocolate e vinho. É o local ideal para passear e almoçar.

Dica: Há vários restaurantes com deliciosa comida, indicamos o tradicional Restaurante Madalosso, Restaurante Portal e Ristorante Siciliano.

Curitiba (242)

#9 – Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão é uma antiga chácara da família Schaffer e tem 38 mil m² de mata nativa. Foi inaugurado em 1996 e é uma homenagem aos imigrantes alemães que vieram para Curitiba. No Bosque do Alemão há diversas atrações como o Portal de entrada, a Torre dos Filósofos, o Oratório Bach, a trilha João e Maria, a Casa Encantada com uma biblioteca infantil, o bosque de mata atlântica, a Praça da Cultura Germânica.

Entrada: Gratuita

Dica: Comece esse passeio pela parte de cima (Torre dos Filósofos) para acompanhar corretamente a trilha/história de João e Maria e termine no Portal de entrada.

Curitiba (591)

 

Curitiba (585)

 

#10 – Centro Histórico

O Centro Histórico de Curitiba é um local para passear sem pressa e com calçados confortáveis. Lá o visitante pode conhecer as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula (nunca concluída), o Relógio das Flores, a Fundação Cultural de Curitiba, antigos casarões reformados, Igreja do Rosário, Memorial de Curitiba e a Mesquita Muçulmana de Curitiba.

Dica: Se possível deixe para fazer a visita aos domingos pela manhã (9h às 14h) e aproveite para participar da Feira do Lago da Ordem.

Feira do Lago da Ordem
Feira do Lago da Ordem

 

Curitiba (788)

 

 

Curitiba é uma cidade kids friendly que tem passeios super agradáveis para as crianças de todas as idades. O melhor modo de conhecer a cidade é passeando com o ônibus de turismo e fazendo as paradas. Tem muitos lugares para visitar e eu selecionei os dez que mais gostamos.

Veja nossas fotos do passeio em Curitiba em @malasemalinhas ou use #MmemCuritiba.

Se você tem dicas sobre passeios em Curitiba, deixe na área dos comentários.

Abraços e até a próxima!

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto AFILI2016) – válido até 31/12/2016

19 thoughts on “10 passeios que você TEM que fazer em Curitiba

Deixe um comentário!