PASSEIO TREM PASSA QUATRO

Passeio de trem em Passa Quatro MG

Minas Gerais, Passa Quatro , , 0 Comments

Olá famílias viajantes, tudo bem?

Eu sempre amei passeios de trem e acredito que passei esse amor para meus filhos, que também se divertem nos atrativos do passeio. Já fizemos vários passeios tradicionais de trem como: Morretes, Campos do Jordão, Tiradentes, Ouro Preto, Serra Gaúcha e esse de Passa Quatro já estava em meus planos há tempos.

Passa Quatro é uma cidadezinha bem pequena no interior do estado de Minas Gerais, aqueles lugares charmosos e sem “nada” para fazer. Minha definição: “lugar para um merecido off” e por isso conquistou meu coração.

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

O principal atrativo da cidade é o passeio no Trem da Serra e vou aproveitar para contar um pouco para vocês como é o passeio. A primeira dica que tenho para dar é para você fazer sua reserva por e-mail ou por telefone, porque você corre o risco de não ter ingressos ou de não ter o passeio em horários extras caso o número de pessoas seja pequeno (a cidade lota em feriados e férias).

Então, entre no site oficial do Trem da Serra e saiba todas informações, faça sua reserva pelo e-mail [email protected] ou ligue para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana) e já agende suas passagens.

Com ingressos reservados, basta chegar na bilheteria uns 15 minutos antes e tudo preparado para o passeio.

A locomotiva movida à vapor pertence à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e foi construída em 1925, tendo sida restaurada em 1990. É um charme!

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

Aproveite esses minutinhos antes da partida do trem para visitar uma pequena exposição na ferroviária sobre a história do lugar, tem artesanato, doces típicos, sanitários e dois músicos alegrando com sanfona e violão.

O apito bem alto do trem anuncia que a partida está próxima, basta procurar o lugar marcado no seu bilhete e sentar na poltrona. Durante todo o percurso, há guias explicando sobre a história de Passa Quatro, a gravação de novelas e minisséries, como funciona o passeio do trem e o que vamos ver em cada estação.

O passeio completa tem duração tem uma hora com duas paradas, na Estação Manacá e na Estação Coronel Fulgêncio.

.

Aproveite e já faça sua reserva para Passa Quatro clicando aqui!

.

Estação Manacá – é a primeira parada do passeio, onde o turista tem a oportunidade de conhecer uma típica estação construída para atender a zona rural. Há também artesanato local em uma feira montada em seu interior, comidas típicas e sanitários.

Esse local foi o posto avançado das tropas federais durante a revolução de 1932, onde as tropas eram agrupadas antes de partir para a frente de combate na estação Coronel Fulgêncio. A estação foi restaurada em 2004 e a parada é bem divertida. Aproveite para tirar fotos perto do trem e comer doces mineiros que são deliciosos.

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

.

Estação Coronel Fulgêncio – é a segunda parada do passeio e foi inaugurada em 1884 quando ainda era chamada de Túnel, devido sua proximidade com o Túnel da Mantiqueira. Durante a revolução de 1932 seu nome foi alterado para Coronel Fulgêncio em homenagem ao Coronel mineiro que veio a tombar no local.

A estação foi estratégica durante o conflito e palco dos maiores combates do movimento. Foi restaurada em 2004 pela ABPF e lá existe uma exposição fotográfica sobre o trabalho da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e filmagens realizadas na Trem da Serra, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e J.K..

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

A grande atração dessa estação é a caminhada até o Túnel da Mantiqueira. Como a parada do passeio é na Estação Coronel Fulgêncio, quem quiser conhecer o túnel precisa fazer uma breve caminhada sobre os trilhos que é orientada pela guia.

Para quem não conhece (ou lembra) dessa parte da história do Brasil e a importância desse túnel, vou relatar brevemente. O Túnel da Mantiqueira faz a divisão geográfica entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, que eram rivais nos combates da Revolução Constitucionalista de 1932.

Nessa região do túnel ocorreram os combates mais importantes e as tropas paulistas chegaram a colocar uma locomotiva no portal paulista do túnel para impedir a passagem das tropas federais. Em contrapartida, as tropas federais chegaram a fazer uso de trens com blindagem improvisada para chegarem até o túnel.

A visita ao túnel é feita com orientação do guia do Trem da Serra até um determinado percurso de segurança. Lembrando que o túnel é completamente escuro e só pode entrar até onde a luz ainda alcança.

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO
Pequena caminhada até o Túnel

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO
Foto no Túnel da Mantiqueira (máximo onde pode entrar)

.

.

No nosso caso, a volta do túnel foi embaixo de chuva e tentativa de andar rápido sem escorregar sobre os trilhos. Ao chegar no trem, todos molhados e com muitas risadas da diversão.

Durante nossa aventura até o túnel e visita à Estação Coronel Fulgêncio, a locomotiva se desengata dos vagões, faz uma troca de trilhos para engatar no vagão que era o último e os assentos são virados para que todos voltei de frente. Ou seja, é interessante mas não há uma virada de locomotiva como em Tiradentes.

No retorno, nosso vagão teve a presença de um músico (na ida ele estava animando o outro vagão) que com seu violão relembrou clássicos da música caipira e sertaneja. Todos cantamos e entramos no ritmo. Há uma breve parada na Ponte Estrela para fotografias e o desembarque na Estação Passa Quatro.

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

.

Informações úteis

Site oficial: Trem da Serra

Partidas: Sábados e Domingos às 10h (extra 14h30 sob consulta)

Reservas: [email protected] ou ligar para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO
Beatriz modelando no Trem da Serra

.

 

Adoramos o passeio, foi divertido, interessante a parte histórica e cultural. Indico com certeza visitar Passa Quatro e fazer o passeio de trem que considero o principal atrativo da cidade.

E você, gosta de passear de trem? Quais passeios já fez? Indica aí um diferente que vamos atrás (rsrsrs).

Acompanhe nossa aventura por Passa Quatro nas redes sociais Facebook e Instagram através da #MmemPassaQuatro

 

 

Se você tem dicas e informações sobre Passa Quatro, deixe na área dos comentários.

 

** Agradecemos à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) pelas cortesias nas passagens do Trem da Serra. Porém, esse post reflete única e exclusivamente nossa experiência pessoal sobre o passeio.

 

Abraços e até a próxima!

.

PASSEIO TREM PASSA QUATRO

.

.

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto 2017AFL) – válido até 31/12/2017

Se você quer comprar seu chip de celular, utilize EasySim4U (use MALASEMALINHAS para frete grátis)

Deixe um comentário!