IMG_6609

Dicas para fazer trilhas com crianças

Bahia, Brasil, Chapada Diamantina, De Mãe para mãe , , , , , , 5 Comments

Antes de ter a Beatriz, meu marido e eu  já gostávamos de fazer trilhas, explorar a natureza, conhecer lugares. Com o nascimento da nossa princesa, começamos a levá-la conosco para todos os lugares e ela gosta muito. Fomos aos poucos a treinando em como andar nas subidas e descidas, como fazer nas pedras, o que levar nas trilhas, como receber ajuda e cansar menos os pais nos trajetos.

Fizemos com ela a subida no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro perto da Lagoa Rodrigo de Freitas quando ela tinha 3 anos e foi muito legal. E no final de julho, fizemos algumas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia e Região das Agulhas Negras. Essas foram as maiores e mais pesadas até agora.

Após viagem para a Chapada Diamantina, que incluiu várias trilhas e caminhadas (Beatriz fez trilha de até 6 km com pouquíssima ajuda), resolvi fazer algumas dicas para fazer trilhas com crianças. São dicas que eu uso no dia a dia e dão certo. Se você tiver outras dicas, é só compartilhar conosco.

IMG_6609

#1 – Pesquise sobre a trilha

Antes de mais nada, é importante você saber a trilha que vai fazer, qual a distância, como é o percurso, nível de dificuldade, se precisa de guia especializado, se há sinalização, se outras crianças normalmente fazem a trilha. Essas informações vão te ajudar a distinguir o que seu filho consegue ou não fazer nesse momento.

Não adianta levar uma criança de 2 anos para fazer uma trilha de 6 km de distância ou uma trilha com muitas subidas. A menos que os pais já saibam que vão carregar o pequeno durante o trajeto.

IMG_6194

# 2 – Prepara a criança para o que vai acontecer

As crianças não sabem prever o que vai acontecer com tanta facilidade como nós, então é importante dizer como será trilha, para onde vamos, o que vai ter quando chegarmos ao final, o que pode e o que não pode fazer. Esses combinados ajudam a diminuir o estresse e a causam uma boa expectativa de conquista de objetivo.

Por exemplo, fazer uma trilha e depois achar uma cachoeira onde a criança poderá entrar e se divertir é uma boa recompensa para o cansaço e dedicação dela.

É importante falar um pouco antes de sair para a trilha, como forma de preparativo, para não causar ansiedade na criança. Se possível, mostre fotos pela internet, pois fica mais concreto e incentivador para a criança.

IMG_6560

IMG_7427

# 3 – Mochila com itens importantes

A mochila para fazer trilha é um item essencial, pois nela o trilheiro carrega as coisas importantes para os momentos que estará em caminhada. O que precisa ter na mochila em uma trilha com crianças? Somente itens básicos como garrafa de água, repelente, protetor solar, protetor labial, lenço umedecido, álcool gel, sacola para lixo, lanchinho leve, câmera fotográfica, toalha.

Vale observar que a mochila precisa ser de material resistente e não colocar muita coisa para que ela fique leve e você consiga carregar durante o percurso. Afinal, quem vai carregar essa mochila em uma trilha com crianças é sempre um dos adultos.

IMG_6774

IMG_7253

# 4 – Roupas e calçados adequados

Para fazer trilhas, o item conforto é importante, principalmente quando falamos de roupas e calçados adequados. Imagina você fazer uma trilha com um sapato que escorrega demais ou que está te apertando. Para as crianças, os problemas tomam uma amplitude ainda maior. Então vamos facilitar a vida delas e as nossas, por tabela.

As roupas indicadas são calças legging, short, bermuda de preferência de tactel que seca rápido. Use tênis e leve um chinelo para a criança na mochila. Vou contar uma experiência nossa para ilustrar melhor, nós fizemos algumas trilhas em Maromba, Beatriz pisou dentro da água e molhou o tênis e a meia. Como não havíamos levado o chinelo, ela ficou descalça e depois teve que colocar o tênis molhado mesmo, pois não conseguíamos carregá-la por muito tempo. Uma experiência vale por mil dicas.

Se a trilha tiver uma cachoeira ou praia no caminho, vá com a roupa de banho por baixo e leve toalhas.

IMG_6654

# 5 – Respeite os limites da criança

Os pais que fazem trilhas com crianças precisam ter consciência que o ritmo e a força delas são outros. Se você se estressa com isso, não vá!

Com aquele planejamento e conhecimento da trilha que falei no primeiro item, você consegue saber a dificuldade de caminhada e se é adequada para a idade e condição do seu filho.

Se for possível, faça a trilha somente sua família para respeitar o ritmo da criança. Ou peça um guia somente para vocês, se for o caso.

Beatriz nos surpreendeu muito com a disposição para fazer as trilhas e chegar aos objetivos. A trilha mais longa que fez foi de 6 km no total, sendo 3 km para ir e 3 km para voltar. Nos momentos de subidas ou descidas, papai ou mamãe ajudaram e o restante ela foi andando sozinha.

IMG_7107

IMG_7108

# 6 – Beba água

Água é o melhor líquido da vida, principalmente quando estamos com sede (rsrsrs). Para as trilhas, leve uma garrafinha de água e beba pequenos goles nas paradas para descanso. Vá hidratando sua boca e garganta para ter disposição, mas cuidado para não encher a barriga de água e ter dificuldades em continuar a caminhada. Tudo com moderação!

IMG_6745

IMG_6656

# 7 – Lanchinhos leves

Outro item indispensável na mochila de trilha são os lanches leves. Quem faz trilha precisa saber que vai ficar por um tempo fora do alcance das comidas e as crianças sentem fome e ficam enjoadas quando isso acontece. Leve biscoitos, pãozinho, sucos pequenos, barra de cereal, frutas e outras coisas que seu filho gosta de comer. Outra coisa importante sobre lanches é levar produtos que não vão estragar durante o passeio. Lembre-se que o momento é de alegria pelo passeio e não se estresse com comida durante isso.

Eu normalmente faço um piquenique com o lanche da mochila quando chegamos ao final da trilha. É um bom momento para descansar, aproveitar a natureza, cuidar do lixo e preparar para volta já com a barriga abastecida.

11921995_882940608463095_1631808450_n

# 8 – Junte seu lixo

Ter contato com a natureza é observá-la, respeitá-la e cuidar dela. Isso inclui não deixar lixo por onde passar e é um ensinamento que devemos fazer para nossos filhos desde pequenos. Beatriz já aprendeu e não joga de jeito nenhum algo fora do lixo.

Porém, quando estamos fazendo trilhas não há lixeiras. Quando fazemos nosso lanchinho de trilha não há lixeiras. E aí, o que fazer? Fácil! Eu sempre levo, dentro da mochila de trilha, uma sacola de mercado para recolher o lixo e jogá-lo na primeira lixeira que encontrarmos.

# 9 – Registre o momento

Essa parte é comigo mesma! Eu adoro tirar fotos e confesso que tenho como meta para 2016 fazer um curso online de fotografia para aprender princípios básicos.

Durante a trilha, fotografe o caminho, as paisagens, os animais, as plantas, as pessoas e curta bastante. Aproveite o contato para a natureza e se inspire!

IMG_6533

 

IMG_6433

# 10 – Tenha contato com a natureza, descanse e lembre-se que tem a volta

O melhor de fazer trilhas com crianças é quando chegamos ao objetivo (que pode ser é uma cachoeira, um mirante, uma praia paradisíaca) e observamos a alegria nos olhinhos dos pequenos.

Beatriz fica simplesmente encantada quando chega e dá pulos para comemorar. É uma grande recompensa para as crianças quando elas percebem que podem se esforçar e chegar a um objetivo, pois serão recompensadas com um banho de cachoeira ou de mar ou uma vista maravilhosa.

Eu sempre aproveito para fazer um lanchinho, descansar e preparar para a volta, pois afinal, tudo que vai tem que voltar.

IMG_7489

IMG_6901

 

 

Espero que essas dicas animem vocês a fazer trilhas com as crianças, pois é uma experiência inesquecível e de vários ensinamentos.

 

Se você tem outras dicas, deixe nos comentários para trocarmos experiências.

 

Abraços e até a próxima!

 

 

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda a manter nosso blog.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rental cars

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Travel (senha para 15% de desconto EMVIAGEM) –  válido até 31/10/2015

5 thoughts on “Dicas para fazer trilhas com crianças

  • Pingback: Dicas para aproveitar as férias com as crianças | Malas & Malinhas

  • Ingrid Souza

    Oiii Adorei o seu blog,
    Estava pensando em começar a fazer pequenas viagens e trilhas com meu pequeno e estava com alguns receios.
    Tomei conhecimento do seu blog pelo google mesmo e gostei muito do que eu li até agora….

    Quantos anos a sua filha tinha quando ela começou as trilhas?

    O meu tem 2 anos e em alguns passeios pede colo e fico com medo de exigir certas coisas e ele acabar pegando desgosto por esses passeios.

    • malasemalinhas Post author

      Olá Ingrid, nós adoramos fazer trilhas desde antes da minha filha e sempre levamos a pequena para treinar. Ela fazia pequenas caminhadas e depois ia no colo. Com 2 anos ela já conseguia andar mais e fomos treinamento e mostrando as recompensas: uma cachoeira, vista bonita, piquenique ao chegar etc. Começa com pequenas trilhas na sua cidade e ele vai se acostumando. Com 4 anos ela fez conosco 6 km na Chapada Diamantina e já está perguntando quando vamos fazer outras trilhas. Se você é do Rio tem a Floresta da Tijuca e o Parque Nacional do Itatiaia para treinar um pouco. Qualquer coisa é só escrever. bjs

  • emanuela

    Adorei o blog e super curtir as dicas. Minha filha vai fazer dois anos agora em janeiro, dia 21. Ano passado passamos juntas seu aniversário em Ouro Preto, dessa vez queria muito ir pra chapada com ela, mesmo sabendo que alguns lugares não será possível ir com ela, mas ainda assim queria muito essa viagem. O que vc me recomendaria????

    • malasemalinhas Post author

      Emanuela, desculpe a demora mas estávamos de férias e curtindo a família. Na Chapada tem vários passeios para fazer inclusive com crianças, fizemos até um roteiro específico para os pequenos que está no blog. Com 2 anos, ela não aguentará muitas trilhas mas os passeios das grutas ela vai adorar. A cidade em si já é uma delícia! beijos e parabéns para ela.

Deixe um comentário!