ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO

Um dia na Ilha de Itamaracá – PE

Ilha de Itamaracá, Pernambuco , 1 Comment
Olá famílias viajantes,
Na nossa viagem por Pernambuco e pela Paraíba em setembro de 2017, incluímos um local que queríamos muito conhecer pelas pesquisas na internet: a Ilha de Itamaracá. Como nosso roteiro foi Recife – Porto de Galinhas – João Pessoa – Recife, deixamos para passar na Ilha no retorno à capital pernambucana e foi ótimo.
A Ilha de Itamaracá é um município localizado no estado do Pernambuco, vizinho de  Igarassu, cerca de 50 quilômetros de Recife. A Ilha é separada do continente pelo Rio Jaguaribe (Canal de Santa Cruz) e o acesso é feito pela cidade de Igarassu. Basta atravessar a ponte que você estará na Ilha de Itamaracá.
.
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO.
A Ilha de Itamaracá possui cerca de 25 mil habitantes, a vegetação é formada por floresta perenifólia e restinga, com partes de mangue no noroeste da ilha.
Minha primeira dica é  vá direto para o Forte Orange que será o local de apoio para os passeios pelo local. Lá tem restaurantes, artesanato, saída de passeios e a Praia do Forte.
Infelizmente, durante nossa visita em 31 de agosto de 2017, o Forte Orange e o Projeto Peixe-boi estavam fechados para reforma. Foi uma pena porque são as duas principais atrações do local.
Para não perdermos a viagem é aproveitarmos o local, que é lindo diga-se de passagem, resolvemos fazer um passeio de lancha que passa por alguns pontos da Ilha de Itamaracá inclusive a Coroa do Avião, que é uma ilhota bem em frente ao Forte Orange.
.
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Praia do Forte Orange
.
.

O que fazer em Ilha de Itamaracá

  • FORTE ORANGE: O Forte Orange, na verdade Forte de Santa Cruz de Itamaracá, teve início a construção em 1631 pelos holandeses (por isso no nome “Orange”) e abriga um acervo composto por mapas e peças da época da invasão. Em 1938, o Forte Orange foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com algumas pequenas intervenções de consolidação. Em setembro de 2017, durante nossa visita ao local, o Forte estava em reforma por tempo indefinido para melhorar sua estrutura, por causa do avanço do nível do mar.
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Forte Orange

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Forte Orange visto no retorno do passeio de lancha

.

.

  • PROJETO PEIXE-BOI: O Projeto Peixe-Boi fica na Ilha de Itamaracá um pouco antes do Forte Orange, é um projeto de educação ambiental com foco na pesquisa, estudo e preservação do Peixe-boi. Infelizmente, a falta de apoio financeiro o projeto está fechado por tempo indefinido aguardando parceria público-privada para revitalização e reabertura.

.

  • PRAIA DO FORTE ORANGE: Praia localizada em frente ao Forte Orange, com águas claras e tranquilas, tem estrutura de barracas de praia e restaurantes. Local de onde sai o passeio de lancha, que super indico.
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Praia do Forte Orange com estrutura de barracas

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Avistando a Coroa do Avião na Praia do Forte Orange

.

.

  • PASSEIO DE LANCHA: Fizemos o passeio de lancha que sai da Praia do Forte e vai até a Coroa do Avião. A lancha foi exclusiva para nós e o passeio durou o tempo que quisemos. O lancheiro fez o passeio guiado e depois nos deixou na Coroa do Avião. Lá nós ficamos até a hora que quisemos, pois é só pedir para chamá-lo. No nosso caso, voltamos por volta de 15 horas para almoçar na Praia do Forte mesmo, onde deixamos nosso almoço encomendado na Barraca da Irmã Gicélia que super recomendo.
    O passeio de lancha passou pelo Canal de Santa Cruz, vimos uma antiga ruína de jesuítas, conhecemos a vegetação típica dessa área que são os manguezais com seus caranguejos, vimos a Igreja Nossa Senhora da Conceição (que é a segunda igreja mais antiga do Brasil toda construída em pedras no vilarejo de Vila Velha), vimos a Ponte dos Holandeses que serve para cruzar do Forte Orange para Vila Velha.
    .
    ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
    Passeio de lancha em família

    .

    ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
    Igreja Nossa Senhora da Conceição

    .

    ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
    Ponte dos Holandeses

    .

    ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
    Manguezal e muitos caranguejos é claro!

    .

    Fizemos uma parada no Forno de Cal Fornalha Holandesa, que funcionou como forno de cal até 1940 e hoje é área histórica e preservação privada. Muito interessantes e incentivamos o projeto comprando uns artesanatos.
    Em seguida, nossa lancha passou pela Gruta dos Manguezais com mais mangues ainda e muitos, mas muitos mesmo, caranguejos.
    E finalmente, parada na Coroa do Avião onde relaxamos, mergulhamos, pegamos conchinhas, bebemos água de coco e papeamos com os trabalhadores das barracas de apoio. Um lugar paradisíaco!!!
    Atenção! Antes de qualquer passeio de barco ou lancha, verifique o credenciamento da pessoa e a maré adequada para o sucesso do passeio.

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Fornalha de Cal

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Que paisagem linda!

.

.

  • COROA DO AVIÃO: ilhota localizada em frente à Praia do Forte Orange. Tem esse nome porque tem o formato que lembra a asa de um avião.  O local é paradisíaco, tem barracas e estrutura para passar o dia. O acesso à ilha é feito por pequenas jangadas ou lanchas a motor. Não vou falar mais nada, observe as fotos e já anote essa dica para sua próxima viagem na região.

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Coroa do Avião (observe que ruim #sqn)

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO

.

ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Lucas experimentando se aqui a água também é salgada (rsrsrs)

.

.

  • GASTRONOMIA E ARTESANATO: A Ilha de Itamaracá possui praias e algumas com estrutura de restaurantes e barracas. Nós ficamos somente na Praia do Forte e, antes do passeio de lancha, deixamos nosso almoço encomendado na Barraca da Irmã Gicélia. Adorei o atendimento, a comida deliciosa, pessoas atenciosas e cordiais, preço justo. Degustamos um delicioso peixe da região e Lucas ainda garantiu um feijão com legumes que lambeu os beiços (rsrsrs).
 .
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Manguezais da região

.

 

Como falei no início desse post, fizemos uma parada na Ilha de Itamaracá no retorno de João Pessoa para Recife. Chegamos na Ilha por volta de 10 horas da manhã e às 17 horas seguimos viagem para Recife. Foi  um dia maravilhoso!!!
Teremos que voltar para conhecer o Forte Orange e o Projeto Peixe-boi e será um sacrifício  (#sqn rsrsrs).
Se você já visitou a Ilha de Itamaracá deixe suas dicas na área dos comentários.  Se tiver dúvidas ou sugestões também pode deixar lá.
Siga nossas aventuras dessa viagem no Facebook e no Instagram na #MmnoNordeste.
.
.
ILHA DE ITAMARACA PERNAMBUCO
Será que teve criança que gostou????

.

.

Siga nosso blog Malas & malinhas

Curta nossa página no Facebook Malas& malinhas

Siga nosso Instagram @malasemalinhas

 

———————————————————————————

ORGANIZE SUA VIAGEM POR AQUI

———————————————————————————

O blog Malas & malinhas tem parcerias para ajudar você a organizar sua viagem utilizando os links abaixo. Você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão.

Se você quer reservar sua hospedagem, utilize o Booking

Se você quer alugar um carro, utilize o Rentcars

 Se você quer comprar um hotel ou pacote com desconto, utilize o Zarpo

Se você quer fechar seu seguro viagem, utilize Mondial Alianz Travel 

Se você quer comprar seu chip de celular, utilize EasySim4U (use MALASEMALINHAS para frete grátis)

One thought on “Um dia na Ilha de Itamaracá – PE

  • Natália

    Esse Forte Orange parece que não vai abrir nunca mais.
    Fui em 2011, 2013, 2015 e 2016 e sempre esteve fechado. Tem uma história cheia de suspense e mistério. Kkk
    Sobre o peixe boi, uma pena ter fechado. É um projeto lindo e educativo que vale a pena a visita.

Deixe um comentário!